26 de junho de 2020

Porque devo limpar meu sofá? Saiba os benefícios!

Limpeza e Higienização de estofados são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.

 

Como toda casa, o sofá é um lugar de aconchego e carinho, onde toda a família se encontra, nada mais justo que um ambiente agradável e limpo. A durabilidade do sofá pode ser de anos, meses ou até décadas, isso varia de acordo com a qualidade do material e principalmente a manutenção e limpeza.

Período para limpeza

A limpeza dos estofados deve ser feita anualmente, entretanto para quem tem crianças e/ou animais o prazo diminui para 6 (seis) meses , com a pretensão de evitar que o tecido fique encardido antes da hora, e de aumentarmos a vida útil do sofá.

Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, a ocorrência e a piora no quadro de pacientes com problemas respiratórios podem estar diretamente relacionadas à falta de higiene do indivíduo em relação aos lugares em que habita ou trabalha.

Nós da TNCLEAN usamos a metodologia mais eficiente,Muitas empresas usam o termo ‘a seco’, se tratando de tecido, não existe limpeza sem água. E a água usada é retirada do sofá com uma máquina que possui alto poder de sucção e enxague simultâneo.

Outra alternativa para manter o sofá sempre limpo é a impermeabilização, que aumenta a sua durabilidade e resistência, evitando o desbotamento e o encardimento precoce. A impermeabilização também impede que líquidos manchem irreversivelmente o tecido, além de prevenir a proliferação de ácaros e bactérias.

Para proteger você e seus filhos da asma

Um estudo divulgado pela revista Reader’s Digest conta que mais da metade das casas têm seis alérgenos detectáveis, e o restante das residências têm pelo menos três. Asma e alergia costumam ser hereditárias, mas a presença dos alérgenos aumenta as chances de que essas doenças sejam desenvolvidas.

Os ácaros se escondem

Os ácaros não apenas são aracnídeos terríveis, como sabem se esconder muito bem, mesmo depois de mortos. Um sofá, tapete ou bicho de pelúcia pode parecer limpo, mas conter sujeiras microscópicas (daí a importância de guardar bichos de pelúcia no armário, em vez de deixá-los expostos em prateleiras). Os ácaros se escondem ainda melhor no verso de poltronas, que não costumam receber um pano úmido com frequência. Por isso, a limpeza precisa ser total.

Porque ficamos vulneráveis à noite

Não tem jeito: a verdade é que passamos cerca de um terço da nossa vida no quarto, dormindo, praticamente indefesos. Já os ácaros não descansam. Depois de adormecer, não nos importamos muito com o ar que respiramos, embora possamos sentir o efeito depois de acordar, normalmente com uma crise de espirros. Além de especial cuidado com o colchão e os travesseiros, quem tem sofá, almofadas, poltrona, pufe, tapete ou cortina no quarto deve mantê-los sempre bem limpos.

Porque idosos e crianças são os mais afetados

Crianças pequenas e pessoas idosas são as principais vítimas de doenças respiratórias, especialmente no inverno. São eles os que mais têm a sofrer com um ambiente empoeirado, e, por isso, são também os que mais têm a ganhar com um lar livre de ácaros.

Manutenção para seus estofados 

Alguns cuidados simples ajudam a manter a limpeza dos estofados. Um deles é semanalmente usar aspirador pó e sempre utilizar um pano seco.

Mas a faxina semanal não é suficiente: pelo menos duas vezes ao ano, contrate uma empresa profissional para executar um trabalho profundo, eliminando totalmente os micro-organismos causadores de doenças. A sua saúde e a de toda a sua família vão agradecer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *