14 de agosto de 2020

COLCHÃO – SAIBA QUAIS CUIDADOS TOMAR PARA UMA NOITE TRANQUILA!

Companheiro de todas as noites e fundamental quando o assunto é qualidade de sono, seu colchão precisa de cuidados para permanecer na sua melhor forma durante sua vida útil:

Higienize com a TNCLEAN anualmente

Com o acumulo de sujeira do tempo, a superfície do colchão  tende absorver  inúmeros micro-organismo invisíveis que causam problemas para quem tem doenças respiratórios ou sensíveis como crianças,idosos, pessoas com deficiência entre outros.

O recomendado é realizar esse tipo de serviço no minimo a cada 6 meses, dando enfase que deve ser feito por uma empresa especializada com maquinários específicos e profissionais preparados para não danificar a peça.

Lave as roupas de cama regularmente

A maioria dos especialistas recomenda que a troca de lençóis não ultrapasse duas semanas, mas considerando que você não vai dormir bem com uma roupa de cama com suor, pele morta, cabelo, poeira e muitas outras coisas, realize a troca de lençóis uma vez por semana e mantenha sua cama sempre limpa e cheirosa.

Permita que o colchão respire livremente

Ao trocar as roupas de cama, retire os lençóis pela manhã, deixando o colchão sem roupa de cama durante o dia, e promova a ventilação do quarto, mantendo janelas e portas abertas. Se necessário utilize ventiladores para auxiliar no processo de circulação do ambiente.

Controle a umidade

É importante manter o quarto livre da umidade, que pode provocar fungos e comprometer definitivamente seu colchão ou box com o bolor ( mofo). Mantenha seu colchão e box afastados da parede e inspecione-os com frequência para verificar possíveis pontos de bolor (mofo) e agir imediatamente, evitando a proliferação. As causas da umidade são, principalmente, pouca ou nenhuma ventilação, pouca ou nenhuma incidência de sol, incidência de vapor durante o banho e paredes com infiltração. Uma dica é a utilização de um desumidificador de ar.

Aspire

Aspirar seu colchão é a única forma de limpeza direta, eficiente e segura. Aproveite a troca de lençóis para realizar a aspiração do colchão, do box, da cabeceira e do quarto. Utilize um aspirador limpo, com pontas macias, e passe-o com suavidade sobre o colchão e o box.

Gire e vire

É natural que o colchão apresente acomodação, que é a perda de espessura nas áreas de maior pressão exercida pelo corpo. Para minimizar esse efeito é ideal realizar o giro a cada 15 dias, nos seis primeiros meses de uso, e depois repetir o procedimento a cada 30 dias. Se o colchão, ou pillow top ( colchão que sobrepõe o colchão principal ) , é utilizado dos dois lados vire-o também, intercalando com os giros.

Priorize o uso do seu colchão

Lembre-se de que seu colchão foi construído para ser a superfície ideal para seu repouso durante o sono.

Permanecer sentado para trabalhar, assistir TV ou até sentar-se nas bordas do colchão para calçar o sapato são ações que concentram o peso e podem causar deformações, assim como saltar ou utilizá-lo como escada.

Alimentar-sena cama pode provocar acidentes com líquidos e promover a permanência de resíduos de alimentos no colchão, o que sem dúvida, além das manchas visuais, pode provocar danos irreparáveis nas camadas internas e tornar o ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias.

Usar o colchão como tábua de passar roupas, além de promover a queima do tecido e deformação de camadas internas, pode provocar incêndio. Mesmo sendo bem cuidados, o ideal é manter uma cama específica para os animais de estimação, pois eles também levam para sua cama, suor, pelos, bactérias e podem causar acidentes que danifiquem seu colchão.

Estes cuidados permitem que você usufrua de uma excelente performance do seu colchão e também alcance o sono limpo, indispensável para viver mais e melhor.

Considere que após 5 anos de uso, ou aproximadamente 14.600 horas de sono, seu colchão, mesmo que bem cuidado, já não está mais na sua melhor forma para promover o sono limpo ou sono restaurador.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *