2 de dezembro de 2021

Fuja das soluções caseiras!

 

Provavelmente nunca o sofá foi tão requisitado por seus moradores quanto nas últimos anos. Com a adoção do isolamento social como método para conter a propagação do novo corona vírus, o sofá passou a ser uma das estrelas do lar, concentrando toda a família para momentos não só de lazer, como também de estudo e trabalho, e em alguns casos, até mesmo para refeições.

 

Muito requisitados, porém difíceis de limpar com eficiência, os estofados costumam ficar com a aparência de sujos rapidamente e também, ao longo do tempo, passam a ser fonte de acúmulo de pó, fungos, bactérias, vírus e ácaros, itens causadores de alergias, doenças respiratórias e irritações.

Por outro lado, tentar higienizar essas áreas com desinfetantes, alvejantes, cloro ou usando soluções caseiras de limpeza– que incluem bicarbonato de sódio, vinagre, água e detergentes– pode levar à danos irreversíveis nos tecidos, corroendo as tramas e queimando as fibras. “Quando borrifamos essas soluções ou aplicamos algum produto de limpeza, em um primeiro momento pode parecer que o serviço ficou bom, mas em seguida aparecem aquelas manchas em onda, geralmente amareladas, mostrando os danos”, dicas do técnico Tales Rijo da Tnclean limpeza e impermeabilização de estofados

“Limpar os sofás com soluções caseiras, borrifando produtos, só faz com que o tecido absorva mais um item. Não há extração da sujeira e muitas vezes dificulta uma limpeza profissional no futuro, isso quando não danifica o sofá de uma vez”, explica o profissional.

 

O maior risco é para sofás de linho e algodão, que possuem um alto poder de absorção, além do couro. “Os de veludo e suede puxam bem rápido toda a sujeira e líquidos. Mas por outro lado, também são tecidos que devolvem esse material absorvido de forma mais fácil em uma limpeza profissional ou não”

 

A melhor saída, é recorrer pelo menos uma vez por semana, ao uso criterioso do aspirador de pó. Essa frequência pode ser ainda maior para quem tem crianças pequenas e animais dentro de casa.

Já em casos acidentais, quando líquidos entram em contato com o sofá, a melhor tática emergencial é recorrer a um pano bem seco e pressionar o local da mancha, deixando que a flanela absorva o excesso, dispensando o acréscimo de produtos de limpeza nessa equação.

Para aumentar a durabilidade do estofado e também garantir que o local estará livre de agentes alérgenos, também vale programar na agenda higienizações com extração profissional a cada ano, para lares onde a frequência de uso do sofá é baixa, a cada seis meses para famílias numerosas ou que façam grande uso e até trimestralmente, para quem sofre com doenças respiratórias ou pessoas com deficiências motoras.

Além de sugar a sujeira com equipamento próprio para este fim, as higienizações profissionais também costumam realizar aplicação de produtos específicos para desinfetar, desodorizar e remover gordura corporal dos tecidos. Veja a importância desse processo:

Outro tipo de medida que pode ajudar a dona de casa nessa missão de manter o estofado limpo, é o serviço de impermeabilização do estofado veja a IMPORTANCIA e VANTEGENS DA IMPERMEABILIZAÇÃO NO ESTOFADOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *